Michelangelo Antonioni (1912-2007)
Com a morte de Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni – dois dos maiores realizadores do século XX – chega ao fim uma era. Não estando entre os meus realizadores preferidos, não deixo de lhes reconhecer o mérito e de me associar àqueles que lhes rendem homenagem. Os grandes planos e os rostos de Bergman e a cidade e a arquitectura como protagonistas nas películas de Antonioni inspiraram sucessivas gerações de realizadores. O cinema ficou, assim, mais pobre com estas perdas e o mal-amado cinema europeu sofreu um rude golpe. Não que se estivesse há espera de mais alguma obra, mas pelo que significavam para um património que continua a não ver reconhecido o seu real valor.








Sem comentários:
Enviar um comentário