sexta-feira, 6 de julho de 2007

Festival da Isenção

Sou um entusiasta de eventos musicais como o Festival SuperBock, SuperRock, nomeadamente quando existe a possibilidade de serem organizados no nosso concelho. Tenho pena que a maioria dos portugueses não se aperceba disso, com particular prejuízo para as actividades económicas e para os poucos agentes locais do turismo. Na realidade, o Festival realiza-se junto à foz do rio Trancão (Parque Tejo-Trancão), na cidade e na freguesia de Sacavém, que pertencem ao concelho de Loures.
Para a maioria dos participantes, induzidos em erro, o mesmo decorrerá junto ao Tejo, no Parque das Nações e no concelho de Lisboa.
Esta é a diferença marcante em relação a outros festivais com identidade própria. Uns cuja designação descreve a sua localização (Festival de Vilar de Mouros); outros que não se realizando no centro das localidades a elas fazem menção (Festival do Sudoeste - Zambujeira do Mar); e outros, mais recentes, cuja designação resulta do investimento das Câmaras Municipais na sua sponsorização (Oeiras Alive), com o retorno que facilmente se vislumbra.
Já não espero que os responsáveis municipais de Loures tenham esta visão. Exijo, somente, que percebam a importância de um festival consagrado, que já vai na sua 13ª edição, não omitir a localização correcta da sua realização. Ou relegar a Câmara Municipal de Loures para segundo plano na divulgação pública dos apoios, atrás do município de Lisboa, quando é a primeira que contribui, entre outros incentivos, com a isenção de taxas e com a limpeza do lixo e dos resíduos sólidos no espaço do festival, sem o retorno que um evento musical desta importância conferiria a qualquer outro concelho.
Não foi por coincidência que o Vereador da Cultura e Juventude, tendo concordado publicamente com a minha opinião sobre esta matéria, já no ano passado, se recusou a ser o proponente da proposta de isenção de taxas no corrente ano...
Mas como nem tudo são más notícias, confirmo que os Scissor Sisters entusiasmaram no último dia do Festival, à semelhança do que já tinha acontecido com os Franz Ferdinand, na edição do ano passado. Na impossibilidade de oferecer uma gravação da sua actuação, disponibilizo "I don't feel like dancin" nos Brit Awards de 2007.

Sem comentários: